terça-feira, 3 de maio de 2011

Crescer e Aprender

Citando Joaquim João Braga Coelho Rosa, «Para os gregos clássicos(...) "Ser" é sempre "qualquer coisa", ser isto ou aquilo, ser desta ou daquela maneira. "Ser" é o facto/acto de estar-sendo. "Ser" é aquilo que é cada coisa que existe, seja qual for a sua forma de existir».
Rosa ( Joaquim Coelho. Deontologia,1999)
Nascemos com a possibilidade de aprender a Ser uns com os outros. Saber como se aprende, quais os processos psicológicos envolvidos no processo de aprendizagem tem sido trabalho da Psicologia, mais concretamente da Psicologia Educacional.
De acordo com os modelos mais actuais do Desenvolvimento infantil o individuo e o ambiente são duas entidades dinâmicas influenciando-se reciprocamente.
Alguns conceitos do desenvolvimento:
-Unidade do Processo de Desenvolvimento, de acordo com este conceito o desenvolvimento é concumitantemente biologico e comportamental.
-Construtivismo, para os seguidores deste conceito a criança tem um papel activo na construção quer do próprio desenvolviemento, quer da própria aprendizagem.
-Continuidade e descontinuidade para este, o desenvolvimento é perspectivado de forma não determinista.
-Resiliência, para este conceito as adversidades da vida não determinam forçosamente insucesso no desenvolvimento
-Equifinalidade e Multifinalidade, de acordo com este conceito o mesmo acontecimento pode resultar em desenvolvimentos diferentes, tal como, diferentes percursos desenvolvimentais podem originar um mesmo resultado.
Relações afectivas e interpessoais, para este conconceito o desenvolvimento faz-se em relação, os factores relacionais são fundamentais. De acordo com as caracteristicas dos mesmos podem ser benéficos ou não. Isto é, podem proteger a criança ou torná-la vulnerável.

O desenvolvimento humano é resultado de várias interacções, importa que os adultos que são o exemplo, proporcionem ambientes securizantes com vivências significativas que contribuam para que as crianças possam Ser, possam buscar saber e transmitir- lo ás gerações vindouras.

Sem comentários:

Enviar um comentário